O teste A/B (também conhecido como teste de divisão) é um método de comparar duas versões de uma página da web ou aplicativo, uns contra os outros para determinar qual deles tem melhor desempenho. testes A/B utilizam dados e estatísticas para validar as novas alterações de design e melhorar suas taxas de conversão.

Executando um teste de A/B, que compara diretamente uma variação de encontro a uma experiência atual permite que você faça perguntas focadas sobre alterações em seu site ou aplicativo, e depois recolher dados sobre o impacto dessa mudança.

O teste leva as conjecturas fora da otimização do site e permite decisões baseadas em dados que mudam conversas de negócios a partir de “pensamos” para “nós sabemos.” Ao medir o impacto que as mudanças têm sobre suas métricas, você pode garantir que cada mudança produz resultados positivos.

Como testes A/B são feitos:

Em um teste A/B, você pega uma tela dae página ou aplicativo e a modifica para criar uma segunda versão da mesma página. Esta mudança pode ser tão simples como um único título ou botão, ou ser um redesenho completo da página. Então, metade do seu tráfego é mostrada a versão original da página (conhecido como o controle) e metade são mostrados a versão modificada da página (a variação).

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Enquanto os visitantes acessam o controle ou a variação, o seu compromisso com cada experiência é coletar os dados em um painel de controle e analisar as informações por meio de um mecanismo estatístico. Você pode, então, determinar se mudar a experiência teve um efeito positivo, negativo ou não no comportamento do visitante.