Se você possui conta no Facebook deve ter percebido que nem tudo que seus amigos ou páginas que você curte aparecem em seu Feed de Notícias correto?

Isso acontece porque seria impossível você acompanhar todas as publicações de todas estas pessoas e empresas. Para filtrar esses resultados, o Facebook utiliza um algoritmo chamado EdgeRank.
O que o EdgeRank faz é selecionar através de seus interesses, afinidades e uso na plataforma, quais seriam os posts que mais te interessariam… É por isso mesmo que, se você assistiu até o fim aquele video de “perseguição policial” ou “gatinho fazendo forurices”, mesmo não gostando, agora vive aparecendo esse tipo de conteúdo em sua linha do tempo.

Segundo pesquisas, apenas 12% das pessoas que curtiram a página de sua Uniodonto recebem o conteúdo de vocês organicamente.

Não é uma tarefa fácil fazer com que nossas publicações atinjam cada vez mais nosso público, hoje, nem o número de Curtidas na Página é tão importante, o que importa mesmo é o engajamento da audiência.

É por isso que estou postando aqui algumas dicas para melhorar a qualidade de seus conteúdos e com isso, aumentar a posição de seus posts no Ranking do Facebook.

Como o EdgeRank funciona

O algoritmo do Facebook leva em conta 3 grandes fatores: afinidade, relevância e tempo.

Afinidade

Já percebeu que as notícias de alguns amigos e páginas aparecem muito mais do que outros? Isso acontece pela afinidade.

Através do quanto os dois lados interagem (visitando o perfil/página, deixando mensagens no mural, visualizando fotos, curtindo, comentando ou compartilhando), o Facebook determina um grau de afinidade que tem grande peso nas publicações.

Relevância

Assim que uma nova publicação é feita, apenas os que tem mais afinidade visualizam. De acordo com a receptividade dessas pessoas (o quanto clicam, curtem, comentam ou compartilham) a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas.

Além disso, diferentes tipos de publicação possuem diferentes relevâncias. De acordo com testes, as fotos e vídeos são mais relevantes que textos e links, por exemplo. Publicações através da própria página do Facebook também são mais relevantes que publicações através de aplicativos de terceiros.

Tempo

Esse item não chega a ser uma surpresa. Mensagens mais novas possuem prioridade e são exibidas à frente das mensagens mais antigas.

Confira as dicas de ouro para os Posts de sua Uniodonto

Use Fotos e Videos

As imagens e os vídeos possuem muito mais chance de agradar sua audiência do que somente textos ou links para fora do Facebook, além de ocuparem muito mais espaço no feed de notícias, suas cores e temas chamam mais a atenção das pessoas.

O que Fazer: Teste vários tipos de criativos, experimente utilizar imagens sem efeitos ou textos em cima, que pareçam fotos mesmo. As pessoas associam as fotos às suas próprias postagens e isso chama mais a atenção. Use no máximo o logo da Uniodonto no cantinho.

O que não fazer:  Não abuse do texto no criativo. O Facebook reduz automaticamente a abrangência de conteúdos que tenham texto ocupando mais de 20% da área do criativo, deixe o texto para o feed, acima da imagem.

Faça seu público interagir com as postagens

Faça perguntas, as perguntas tem a capacidade de gerar interação com sua audiência, mas não faça perguntas complexas, você pode pedir para completarem uma frase, marcar um amigo, etc.

Lembre-se, se as pessoas interagirem com seu post, automaticamente o EdgeRank dele vai melhorar, porque o facebook entenderá que este é um post relevante para aquele tipo de público.

O que fazer: Pedir opinião sobre algo, questionar as preferencias dos fãs, fazer um Quiz, desafio ou preencher a lacuna são algumas formas válidas de fazer as pessoas interagirem.

O que não fazer: Perguntas complexas, pedir para as pessoas colocarem dados pessoais, postar sempre a mesma coisa ou algo que não seja relacionado à Uniodonto ou saúde.

Todos estão cansados dos textões no Facebook utilize até 255 caracteres.

Claro que você já sabe disso, hoje em dia as pessoas estão lendo cada vez menos, por isso os vídeos estão se tornando a grande chave para atingir grandes audiências porém, não dá pra fazer video de tudo, não seria viável financeiramente nem para a Coca-Cola. O que podemos fazer é tentar resumir nosso conteúdo para mensagens de até 255 caracteres, com certeza você irá conseguir aumentar o ranking nas postagens.

O que fazer: Teste diversos tipos de posts com tamanhos e temas diferentes, isso vai ajudar a determinar o que é melhor.

O que não fazer: Também não vale postar somente “#”Hashtags, escreva alguma coisa, principalmente se a postagem for apenas uma foto.

Escolher bons horários para publicar

Não adianta nada criar posts extraordinários e posta-los todos os dias 6h da manhã. Claro que em cada região, cidade, estado as pessoas estão engajadas em horários diferentes mas, existem horas padrões que o próprio facebook determina com “bons horários para postar”…

As pessoas utilizam o Facebook para o lazer e entretenimento portanto, na maioria das vezes os horários das postagens não são os mesmos indicados em uma campanha de email marketing.

O domingo a noite, por exemplo, costuma ser ótimo para atualizações no Facebook. Vale a pena testar diversas opções.

O que fazer: Analise os dados do menu insights da sua página e veja quais os horários que as pessoas mais interagem com suas publicações.

O que não fazer: Não programe todas as postagens para o mesmo horário, cada dia pode conter um horário com maior pico de acessos.

Pedir para interagir

Ao fazer uma atualização, pode ser interessante acrescentar um pedido para curtir, marcar um amigo, compartilhar ou comentar.

Isso pode funcionar como um incentivo extra para que as pessoas realmente façam essas ações.

Usar o “promova”

O Facebook lançou há pouco tempo o recurso “promova”, que exibe uma atualização para pessoas que não a veriam de forma orgânica (gratuita).

Com a ferramenta, que é paga, é possível expandir o alcance da mensagem.

O interessante é que alcançando mais pessoas de forma paga, ao passo que elas interagem, o alcance orgânico também aumenta.

Resumo

  1. Teste diversos tipos de posts e descubra qual o melhor para sua Uniodonto;
  2. Use imagens e videos mas use imagens que pareçam fotos, sem muitos textos para que a audiência tenha uma afinidade com o conteúdo;
  3. Faça postagens onde as pessoas possam interagir com a mensagem, através de perguntas, completar frases, etc.;
  4. Escreva posts com até 255 caracteres;
  5. Escolha os melhores horários para suas postagens;
  6. Peça para as pessoas interagirem;
  7. Utilize o recurso “promova”, Impulsione suas publicações.

É muito importante lembrar que não existe uma receita mágica para melhorar seu posicionamento ou abrangência nas mídias digitais, porém, através de diversas informações que recebemos todos os dias podemos ir testando e ajustando cada vez mais nossa presença.