O investimento em marketing digital é essencial seja você uma pequena, média ou grande singular do Sistema. Se você pensa em crescimento precisa trabalhar a visibilidade de suas ações e campanhas.

No entanto, a maior dificuldade de todas as singulares está em decidir qual será o orçamento de marketing.

Para que não jogar dinheiro ao vento, principalmente nesses momentos de crie, é preciso que você defina dois itens, qual será o orçamento e qual será o plano de ações para o marketing com base nesse orçamento.

Com o plano definido, será possível obter grandes resultados através de miniplanos de ações, separados por mês, trimestre e semestre, sempre adequando os planos de acordo com os resultados obtidos.

O que é orçamento de Marketing digital?

O Orçamento de Marketing digital é a média que fazemos para colocar em prática tidas as ações de marketing na Web para sua singular. É muito importante que seja definido um orçamento anual e depois este deve ser distribuído em pequenos planos de ações, o que trará maiores resultados se levarmos em conta que poderemos alterar as ações de acordo com os cenários que formos encontrando durante o ano.

No valor do orçamento estão incluídas todas as ações e ferramentas que serão utilizadas pelo marketing, como anúncios no Google Adwords, Facebook, Linkedin, ferramentas de gestão e automação de marketing, softwares para controle dos Leads e Clientes, os CRM, pagamento de consultorias, colaboradores e agências.

Este valor é um meio termo entre o que o time de marketing acredita que deva ser colocado em prática durante o ano e o orçamento da sua singular Uniodonto.

Como enxergar o orçamento de Marketing Digital?

Muitas singulares ainda acreditam que o orçamento de marketing digital são gastos inúteis porém, este pensamento já está sendo mudado há algum tempo.

Como eu já disse ali atrás, se você pensa em crescimento, precisa estar disposto a se adaptar para as novas tendências e principalmente ao comportamento do seu público, que mudou muito e não para de mudar.

As pessoas passam muito mais tempo consultando a internet antes de realizar uma compra, a televisão e as novelas deixaram de ser o principal entretenimento da família brasileira, aliás, a família brasileira mudou muito e precisa ser redescoberta por nós do sistema Uniodonto.

O Marketing digital precisa ser encarado como uma ferramenta para o crescimento da singular, uma das vantagens desse tipo de estratégia se comparado com o marketing tradicional é o poder de de mensuração dos resultados de cada campanha, além da capacidade de realizar pequenas ou grandes alterações durante a veiculação de qualquer peça ou material.

Por exemplo, se sua singular está com uma campanha no Google Ads e percebemos que uma determinada palavra está convertendo muito mais que a outra, imediatamente podemos pausar a campanha e transferir a verba da palavra sem resultados para a que gera mais conversões.

Podemos também saber qual foi a origem de cada acesso ao site, lead ou venda, e com essas informações definir qual é a verdadeira mídia que trás retorno para as ações.

O Marketing digital é a forma de sua singular conhecer cada vez mais seu público, realizar pesquisas e testes de conteúdo, para poder definir exatamente no que este público está interessado.

O que você deve levar em consideração?

Investir em Marketing Digital ainda é um tabu em pequenas e médias empresas, entretanto, uma vez que um bom orçamento de marketing digital é apresentado conseguimos mudar esse cenário.

Isso porque, como foi dito há no marketing digital a praticidade ao apresentar relatórios de resultados e através da análise dos resultados obtidos, mês a mês as campanhas são adequadas de acordo com a quantidade de visitantes, leads e clientes que vieram de cada canal de marketing, possibilitando assim alcançarmos resultados sempre melhores.

O que precisamos saber para montar um orçamento de marketing digital?

Quando pensamos em orçamento de Marketing Digital é preciso ter em mente quais foram os números do ano anterior, isso é necessário para que possamos ter uma base de crescimento plausível para nossa campanha além de números para nos compararmos.

Claro que não podemos nos esquecer das variações do cenário econômico e comportamento do público. Estas estão sempre mudando.

Outra coisa que devemos levar em consideração, para criar as metas e orçamentos para o próximo ano é pensar em dois cenários. Uma é se a singular já tenha investido em Marketing Digital, para isso, precisamos analisar números como, valor investido, metas, ações, o ticket pré estabelecido e claro, os resultados alcançados.

O outro cenário é caso a singular ainda não tenha investido em Marketing Digital, para isso os números precisam ser mais aprofundados, é necessário analisar todo o investimento em marketing de modo geral, quais ações foram realizadas e descobrir quais foram os resultados.

Descubra qual a margem de cada produto (PF e PJ) e a disponibilidade do investimento em Marketing Digital.

Antes de iniciar qualquer planejamento é necessário que façamos uma análise da receita média de cada produto oferecido pela singular, o ticket médio é essencial para sabermos até quanto pode ser investido em ações para conquista de novos clientes.

É necessário fazer uma estimativa de quanto tempo cada beneficiário tende a ficar na sua Uniodonto, conhecido como LVT (Lifetime Value), à partir daí temos uma média do lucro por cliente mais realista e que faz sentido.

Você precisa também analisar quais são os valores investidos em cada venda. Para isso é necessário que se calcule o que você gasta em média para entregar ao beneficiário o que lhe foi prometido no momento da venda. Nesse cálculo todos os custos devem ser incluídos, horas de serviço, pagamento da rede credenciada, custos operacionais, menos os custos de investimento em marketing.

Tendo esse valor em mãos, divida pelo número de vendas realizadas e pronto: o restante do valor é o que temos da margem por venda.

Obtenha agora o orçamento em Marketing Digital.

Agora que você tem uma expectativa de quantas vendas quer fazer e o quanto pode gastar com os investimentos em Marketing Digital, basta efetuar uma multiplicação simples para levantar qual o valor do orçamento do Marketing.

Multiplique o primeiro valor pelo último e pronto, já temos o valor definido para o orçamento de Marketing Digital, valor este que não comprometeria as ações da Singular.

Leve em consideração que algo poderá ser alterado.

Com o orçamento de Marketing Digital bem definido, é hora de levantar a linha de ações de marketing que devem ser seguidas. No entanto, é preciso se atentar à importância da flexibilidade.

Por exemplo, se a sua singular não possui um website responsivo, essa deve ser a prioridade no plano de marketing. Com ela, vão aparecendo outras subtarefas primordiais para que tudo funcione bem. O importante, nesse momento, é garantir que existirá uma flexibilidade no dia a dia das ações de marketing da sua Uniodonto.